Integrantes da CPI da Covid afirmaram, na última segunda-feira (24), que o requerimento para convocação de governadores e prefeitos para prestação de esclarecimentos será votado nesta quarta-feira (26).

Ainda na segunda-feira (24), o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), publicou em uma rede social que havia se reunido com o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede), para discutir sobre o tema. Ao todo, devem ser convocados nove governadores de estados suspeitos de irregularidades durante a pandemia. Entre eles, está Rui Costa (PT). O autor do requerimento é o senador Eduardo Girão, que já havia dito, na última semana, que a votação poderia acontecer amanhã (26).


“Terminamos reunião agora e vamos votar, na quarta, requerimentos para a convocação de pelo menos 9 governadores e 12 prefeitos e ex-prefeitos – Estados e capitais onde a PF investiga suspeitas de desvio de recursos de combate a Covid”, escreveu o senador.

Caso o requerimento seja aprovado, governador Rui Costa (PT) deverá ser convocado à CPI. Seu nome está ligado à compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, ainda em 2020. Apesar do pagamento adiantado, os aparelhos jamais foram entregues e a quantia não foi devolvida, abrindo uma crise de credibilidade dentro do governo baiano.

Na última semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou à CPI um inquérito sobre os respiradores. Caberá à CPI convocar responsáveis pela compra para apurar se houve irregularidade.

Fonte: Política ao Vivo

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp