BAHIA

Bolsonaro diz que não xingou ministros, mas os chamou de “canalhas”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em sabatina ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta segunda-feira (22/8), que não havia xingado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Questionado pelo o âncora William Bonner sobre as animosidades entre os Poderes, Bolsonaro acusou o apresentador de mentir: “Você não tá falando a verdade quando fala ‘xingar ministros’. Isso não existe. É fake news da sua parte”, afirmou.

Logo depois, se esquivou: “Eu não xinguei ministros. Falei de um específico, que me persegue”, afirmou. Veja:

Vídeos, publicações, declarações em eventos, no entanto, mostram comportamento antagônico ao das declarações por parte do presidente. Em agosto de 2021, por exemplo, Bolsonaro deu uma declaração contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

Bolsonaro, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, cumprimentava um idoso quando ofendeu Barroso. “O filho da puta ainda trai [ou traz] gente dessa maneira. Aquele filho da puta do Barroso”, declarou o chefe do Executivo. Ao fim da transmissão, o vídeo ficou disponível na página do presidente no Facebook, mas foi apagado minutos depois.

No 7 de Setembro de 2021, Bolsonaro fez ameaças ao STF em discurso, na Avenida Paulista, em São Paulo. Na ocasião, chamou os ministros da Corte de “canalhas” e disse que “nunca seria preso”.

Liberdade de expressão

O presidente ainda defendeu seus seguidores e afirmou que “quando alguns falam em fechar o Congresso é liberdade de expressão deles” e disse não ver “nada demais” na situação.

“E para mim isso aí faz parte da democracia. Eu não posso é eu ameaçar fechar o Congresso ou o Supremo Tribunal Federal. Então, Bonner, eu não vejo nada demais. Vejo como liberdade de expressão, como alguns falam em AI-5. Nem existe mais AI-5. Você querer punir alguém por ela ter levantado uma faixinha ela ali no meio da multidão ‘AI-5’? Isso aí é uma coisa que, no meu entender, não leva a lugar nenhum.”

Bolsonaro abriu a série de entrevistas do noticioso da TV Globo com os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. Ele é entrevistado pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcelos no estúdio montado exclusivamente para as entrevistas dos presidenciáveis.

A sabatina ocorreu no primeiro bloco do telejornal e sem interrupções para intervalo comercial.

Após a sabatina, Bolsonaro conversou com apoiadores na saída dos estúdios da Globo e abriu uma live. Ele voltou a convocar os bolsonaristas para atos em apoio ao governo no dia 7 de Setembro e encerrou a gravação dizendo que iria procurar “um cachorro-quente ou um churrasquinho de gato” para finalizar a noite.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo