O trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia, por meio do projeto Pró-Semiárido, é referência para os demais estados do Brasil, no desenvolvimento de políticas públicas para convivência produtiva com o Semiárido.
Nesta segunda-feira (29/08), representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar do Maranhão (SEAF/MA), iniciaram uma visita técnica na Bahia, para conhecer mais sobre o Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).
A abertura das atividades contou com a participação do titular da SDR, Jeandro Ribeiro, do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, da coordenadora de projetos SEAF/MA, Juliana Neves e a assessora especial, Cristiane Guedêlha.
No ano de 2020, o Pró-Semiárido, recebeu a premiação de melhor projeto do mundo em ações de apoio a populações rurais carentes, segundo a Agência de Desenvolvimento Rural da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Projeto atende a mais de 60 mil famílias agricultoras, com serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), capacitações para organização comunitária e investimentos para fortalecimento de agroindústrias e apoio à comercialização.
“A gente veio conhecer o que é que a Bahia tem de tão diferente e especial. Nós estamos na implementação inicial do projeto com o FIDA, assinamos o contrato em maio e é a primeira vez que o estado do Maranhão vai trabalhar com o FIDA. Então, a gente agradece a receptividade e viemos aprender um pouco com vocês” afirmou Juliana Neves.

Além do intercâmbio com técnicos de Salvador, as representantes do Maranhão irão conhecer, na quinta-feira (1/09) experiências em municípios atendidos pelo Pró-Semiárido, a exemplo da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). O empreendimento recebe apoio do Estado da Bahia, por meio do Pró-Semiárido e do projeto Bahia Produtiva.
Participaram também da atividade inicial o coordenador do Pró-Semiárido, César Maynart e o coordenador-geral do Bahia Produtiva, que tem cofinanciamento do Banco Mundial, Fernando Cabral.

você pode gostar também
Lista tríplice tem três mulheres na disputa pelo cargo de defensora pública geral da Bahia
Bahia/Justiça 2 dias atrásConcurso na Bahia: Provas para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão realizadas neste domingo
Concursos e Emprego 2 semanas atrásCooperativa da agricultura familiar tem faturamento recorde com produtos derivados do licuri
Bahia 2 semanas atrásGoverno determina prioridade nas investigações sobre duplo homicídio de jovens indígenas no extremo sul
Bahia 2 semanas atrásPRF realiza leilão online de veículos com mais de 300 lotes na Bahia; saiba como participar
Autos/Bahia 2 semanas atrásÚltimos dias de inscrições para 15.365 vagas de cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino
Bahia/Educação 3 semanas atrás