Uma nova rodada do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, aponta que, apesar de uma redução na diferença entre ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-prefeito de Salvador mantém a tendência de vitória em primeiro turno a uma semana das eleições para governador da Bahia. ACM Neto marca agora 46,5% das intenções de voto, frente aos 51,2% registrados no último dia 19. Já Jerônimo cresceu de 24,5% para 30,2% no mesmo período (veja os números da pesquisa anterior).

João Roma (PL), cujo percentual de votos deve ser decisivo para a realização de um eventual segundo turno, oscilou para baixo na comparação entre os dois levantamentos: tinha 10,4% e foi a 9,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5%. Os demais candidatos também tiveram oscilações negativas. Marcelo Millet (PCO) e Kleber Rosa (PSOL) marcavam 1% e caíram para 0,6% e 0,5%; Giovani Damico (PCB) estava com 0,5% e foi a 0,3%.

O somatório de todos os adversários no cenário estimulado não atinge o percentual registrado por ACM Neto, o que indicaria ainda a perspectiva do ex-prefeito vencer a disputa em um único turno. Brancos e nulos somam 6,2% e não souberam ou não responderam registram 6% da amostra.

ESPONTÂNEA

A pesquisa ainda avaliou os eleitores a partir do cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. ACM Neto também aparece a frente, como opção para 29,2% dos entrevistados. Jerônimo aparece com 18,2% e Roma com 5,2%. Giovani Damico e Kleber Rosa são lembrados por 0,1% cada um.

No quesito espontâneo, o número de eleitores que ainda não decidiu em quem votar ou não respondeu chega a 41,6%, enquanto brancos e nulos somam 5,3%.

O levantamento ouviu 1540 pessoas com mais de 16 anos em 68 municípios baianos entre os dias 19 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,5% e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº 05363/2022.

Fonte: Bahia Notícias