Primeiro o som é sentido no corpo, depois transposto para os instrumentos e só então a partitura entra em cena. Claro que não dá para resumir em uma linha a metodologia criada ao longo de três décadas pelo maestro, instrumentista, compositor e pesquisador Letieres Leite (1959-2021), mas dá para ilustrar o processo criativo-pedagógico que revolucionou a música brasileira. É sobre isso que o programa socioeducativo Rumpilezzinho se debruça no curso online ‘Laboratório Rumpilezzinho – uma metodologia de Letieres Leite’ que, a partir de 21 de novembro, abre edital com inscrições gratuitas para 30 bolsas. A atividade é uma realização do Instituto Rumpilezz e conta com patrocínio da TAG – Transportadora Associada de Gás Natural, Natura Musical e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. 

São cerca de 150 horas do curso online de formação musical com base no Método Universo Percussivo Baiano (UPB) e uma programação de lançamento que inclui podcasts, série de vídeos e a circulação de oficinas com a Caravana UPB pelo interior da Bahia. “Nós acreditamos no impacto transformador que a música pode ter no mundo. E os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados pelo edital Natura Musical têm essa potência de mobilizar o público na construção de um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura.


‘Laboratório Rumpilezzinho – uma metodologia de Letieres Leite’ foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Cronista do Morro, Os Tincoãs, Ventura Profana e Festival Pagode Por Elas, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 64 projetos de música até 2021, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

Processo seletivo: quem pode participar

O processo seletivo das bolsas para o curso acontecerá exclusivamente por meio de formulário oficial do Instituto Rumpilezz, disponível no site www.rumpilezzinho.com.br e nas redes sociais do Rumpilezzinho (@rumpilezzinho). Serão duas etapas: a primeira será de análise, a partir dos critérios sócio identitários, e a segunda etapa terá questão aberta discursiva onde o (a) candidato (a) responderá de que maneira o curso pode colaborar com a sua vida pessoal e profissional.

A atividade online é indicada para pessoas a partir de 15 anos e não é preciso ter iniciação musical para participar.  Dedicado a todas as pessoas que querem estudar e produzir música inspirada nas matrizes afro-brasileiras, o curso ensina como reconhecer toques, claves e outros elementos musicais, tendo como base as metodologias de análise criadas por Letieres que podem ser aplicadas a qualquer instrumento. O objetivo é contribuir com o processo de formação mais amplo do público, oferecendo ferramentas de reflexão sobre questões sociais importantes como a luta das populações negras e sua relação inseparável com os processos criativos em música.

Além da imersão nas metodologias de educação musical inovadoras de Letieres Leite, o professor de História da Música Negra Fabricio Mota, coordenador pedagógico do curso ao lado de Anne Rodrigues, destaca a oportunidade de conhecer a biografia e o pensamento musical do maestro. Tudo pela ótica de ex-alunos e professores que compartilharam com ele, ainda em vida, a construção do Laboratório Rumpilezzinho. Além disso, a importância de aprender música a partir de referências afro-centradas também é destacada por Fabricio.

“O Método UPB é, acima de tudo, uma metodologia afro-centrada que busca construir uma perspectiva de educação musical antirracista, antenada com as questões sociais do nosso tempo, observando a relevância do aprendizado coletivo em música. Busca, ainda, identificar as competências e particularidades de cada pessoa, em qualquer instrumento e em qualquer lugar da música – pesquisadores, instrumentistas, estudantes, interessados em música em geral”, convida Fabricio.

Podcasts, série de vídeos e caravana pelo interior

A programação de lançamento do curso virtual ‘Laboratório Rumpilezzinho – um metodologia de Letieres Leite’ conta, ainda, com lançamento de podcasts e série de vídeos produzidos e protagonizados por músicos e musicistas formados (as) no programa, além da circulação da Caravana UPB por três cidades: Pojuca, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. A ideia é levar para o interior da Bahia uma pequena amostra do curso e, principalmente, do legado multiplicado por Letieres. As oficinas gratuitas serão destinadas, principalmente, a músicos e musicistas amadores ou profissionais locais.

O Método UPB e as matrizes africanas na música brasileira 

Universo Percussivo Baiano, o Método UPB é um sistema de ensino e aprendizado de música, um método de composição, arranjo e regência que se consolida como uma epistemologia negra. Criado por Letieres Leite ao longo de três décadas, o UPB ensina que primeiro o som é sentido no corpo, depois transposto para os instrumentos, e que a partitura é a última ferramenta utilizada no processo criativo-pedagógico.

“O nome UPB – Universo Percussivo Baiano é simbólico, como uma base de onde essas matrizes saem para forjar muito da música brasileira. Algumas das claves fundamentais da música brasileira vêm da Bahia e do Recôncavo da Bahia”, explica Letieres na Websérie Omoya, disponível no YouTube (/rumpilezz). “Se você fala de música popular brasileira, você está falando de música afro-brasileira”, completa.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do curso virtual ‘Laboratório Rumpilezzinho – uma metodologia de Letieres Leite’

Quando: Inscrições de 21 de novembro a 30 de novembro

Onde: www.rumpilezzinho.com.br

Inscrições gratuitas

Informações: Redes sociais do Rumpilezzinho (@rumpilezzinho) e do Instituto Rumpilezz (@rumpilezz)

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp