O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados.

Conforme o órgão, o índice pluviométrico em Salvador e nas regiões sul e recôncavo pode variar entre 50 e 100 mm por dia – a partir de 100 mm, é considerado volume alto. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado. 

O Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos”, diz o alerta.

As condições climáticas previstas podem causar, ainda, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o órgão. 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está de plantão em regime de 24 horas para atender a possíveis chamados, através do telefone 199, cuja chamada é gratuita.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp