A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação “Indra”, cujo objetivo é desarticular grupo criminoso especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A atuação do grupo era realizada mediante fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras municipais do interior da Bahia.

Desde as primeiras horas da manhã, a PF cumpre 2 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão Preventiva nas cidades de Petrolina e Campo Formoso, em função dos investigados estarem destruindo provas do cometimento do crime com o intuito de inviabilizar a investigação criminal e a aplicação da lei penal.


Segundo foi apurado, o suposto grupo criminoso, que contava com a participação de um funcionário da Codevasf (6ª Superintendência Regional), falsificava ofícios de gabinetes de Deputados Federais que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas, por meio de fraudes perpetradas no âmbito dos processos de doações dos bens, cujas compras eram promovidas com recursos públicos destinados à Codevasf através de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos parlamentares.

O prejuízo suportado pelos cofres públicos em razão dos bens desviados em favor do suposto grupo criminoso ultrapassa o montante de meio milhão de reais. Ressalta-se, ademais, que a investigação contou com o apoio irrestrito da empresa, prestando todas as informações necessárias, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial.

Os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal), Peculato (art. 312 do Código Penal) e/ou Estelionato Qualificado (art. 171, § 3º do Código Penal), cujas penas somadas pode chegar a mais de 12 anos de reclusão.

A operação foi batizada de INDRA em alusão aos tratores desviados da CODEVASF, da marca “Mahindra”, que significa “grande Indra”, a partir do sufixo “Maha” (grande), combinado com o nome do Deus Hindú “Indra”. A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de recuperar os bens desviados e restituí-los ao patrimônio público.

© Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp