A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) iniciou o estreitamento das relações comerciais com Gana. O secretário da SDE, Angelo Almeida, recebeu uma comitiva do país composta pela Embaixadora de Gana no Brasil, Aberna Pusia; pela chefe de gabinete do Centro de Promoção de Investimentos da Diáspora, Marina Lamptey; pela chefe da Autoridade de Exportação, Afua Asare e pelo empresário Yaw Nyinak na tarde de sexta-feira (10). 

Durante o encontro, os representantes do país africano apresentaram suas perspectivas de negócios com a Bahia e exaltaram a força comercial de Gana, que é o segundo maior produtor de cacau do mundo. O grupo também destacou o interesse de instalar uma casa de cultura e comércio de Gana no Pelourinho, em Salvador


O secretário da SDE recebeu com entusiasmo as possibilidades de negócios apresentadas pelos visitantes e determinou a criação de um grupo de trabalho para tratar dos assuntos comerciais da Bahia com o país. 

“Demos um grande passo para o fortalecimento das nossas relações com Gana, um país irmão do estado da Bahia. Entendemos que aqui nasce uma parceria que pode render bons frutos comerciais para ambos os lados. Por isso, saímos dessa reunião com esse encaminhamento que vai nos ajudar a avançar nessas tratativas”, comentou Angelo Almeida. 

O Secretário destacou ainda que a SDE já tem trabalhado junto a Gana para viabilizara a instalação da Casa de Gana em Salvador. “Quando fui informado da intenção, iniciamos imediatamente a procura de um espaço que comporte a grandeza desse projeto. Já neste sábado, a comitiva visitará um casarão no Pelourinho, que hoje está sob a responsabilidade da Conder, e que, se aprovado pelo grupo, pode vir a sediar o projeto”, informou. 

A embaixadora Aberna Pusia comemorou o resultado da reunião. “Foi um muito importante e oportuno para Gana e para a Bahia. O estado sempre representou para nós o centro da cultura negra na América do Sul. Nós sempre soubemos que a Bahia era a nossa casa, e a gente quer que a Bahia entenda que vocês baianos têm uma casa que é Gana. Esse encontro foi crucial, porque reuniu representantes para trabalhar com comércio e cultura, que é super importante nessa relação. O fato dos representantes do governo aqui sugerirem a criação de um comitê para trabalharmos de forma contínua nesse assunto foi além das expectativas”, disse. 

A reunião também contou com a presença da Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), Ângela Guimarães, que também destacou a importância do estreitamento das relações com Gana. 

“Estamos retomando os laços com o continente mãe. Para a gente, isso é muito importante porque toda a nossa formação social, econômica e cultural advém dessa influência africana. Considero que finalizamos a reunião com bons encaminhamentos e uma primeira vitória a ser celebrada, que é a sede desse intercâmbio cultural e econômico Brasil-Gana, no centro, no coração da cultura negra baiana, que é o Pelourinho. As expectativas são boas, estão alinhadas a diversas iniciativas de governo. Hoje, a gente reuniu uma rede de empreendedorismo negro, que tinha exatamente em um dos pontos a internacionalização, a relação com o continente mãe”, afirmou a secretária da Sepromi. 

Unidade da rede estadual de ensino em Porto Seguro tem 63 estudantes aprovados para instituições de Ensino Superior

O Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB), localizado em Porto Seguro, unidade pertencente à rede estadual de ensino, teve 63 estudantes aprovados para o Ensino Superior, sendo 49 em universidades e instituições públicas, através de processos seletivos, como vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SISU). Por meio do sistema do Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para os candidatos, que são classificados de acordo com a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A estudante Alice de Jesus Fernandes, 18, não esconde a satisfação com a aprovação no curso de Licenciatura em Linguagens e suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Estou muito feliz com esta conquista, pois sou a primeira da minha família a ingressar no Ensino Superior e meus familiares estão muito orgulhosos. Além da preparação no CIEB, ter participado do Programa Universidade para Todos (UPT) foi um diferencial, porque aprendi muito, principalmente conteúdos de Biologia e Química”.

Paulo César Santos, 18, que irá cursar Licenciatura em Física, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública e conta que sonhava com esta carreira. “A minha mãe sempre teve o sonho de ter um filho estudando em uma universidade federal e, agora, isso se tornou uma realidade. Desde criança, já me via como um dos físicos que passavam no canal History Chanel, pois queria desvendar as teorias complexas e os paradoxos intermináveis. Junto a tudo isso, também sempre quis ter o poder de ensinar as pessoas e mudá-las, como os meus professores me mudaram”, revelou.

Ana Beatriz Farias, 18, já está na expectativa para iniciar a sua graduação em Ciências Biológicas, na UFSB. “É um passo muito grande na minha vida. Afinal, nos preparamos a vida toda para isso. Entrar em uma universidade federal ainda não é uma coisa fácil. Eu estou ansiosa para começar, pois é o início de muitos aprendizados e a abertura de novos horizontes”, comentou, empolgada.

Quem também está contente com a aprovação em Ciências Humanas e suas Tecnologias, na UFSB, é o estudante Clayton dos Santos, 18. “Eu sempre gostei da área de Humanas, como História e Filosofia, e queria estudar a sociedade em si. Então, entrar nesse curso, realmente, me empolgou e estou muito animado para aprender. Esta aprovação é um marco na minha vida”, afirmou.

Ações preparatórias – Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual, a SEC promove o ENEM 100%, projeto realizado anualmente, entre julho e novembro, que consiste em aulões de revisão de diferentes componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu 200 escolas e cerca de 8 mil estudantes. A SEC também desenvolve o Universidade para Todos (UPT), programa direcionado a alunos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. Transformado em política pública de Estado, em 2020, o UPT é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp