O início do outono foi marcado por chuvas ao redor da Bahia. Com alagamentos em diversas cidades, a região norte foi a mais atingida pelos temporais.

De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta terça-feira (21), a previsão para as próximas 24h no estado é de tempo instável, céu com nebulosidade variável e chuvas.


Também nesta terça, o Inmet divulgou um alerta de chuvas intensas com grau de perigo, válido até as 10h de quarta-feira (22).

De acordo com o instituto, as chuvas devem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), havendo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, os municípios em alerta estão localizados na mesorregião chamada de Vale São-Franciscana, que corresponde a 4 microrregiões e 27 municípios. Estão em alerta:

  1. Abaré;
  2. Angical;
  3. Baianópolis;
  4. Barra;
  5. Barreiras;
  6. Buritirama;
  7. Campo Alegre de Lourdes;
  8. Casa Nova;
  9. Catolândia;
  10. Cotegipe;
  11. Cristópolis;
  12. Curaçá;
  13. Formosa do Rio Preto;
  14. Juazeiro;
  15. Luís Eduardo Magalhães;
  16. Mansidão;
  17. Pilão Arcado;
  18. Remanso;
  19. Riachão das Neves;
  20. Santa Rita de Cássia;
  21. São Desidério;
  22. Sento Sé;
  23. Sobradinho;
  24. Wanderley.

O Inmet orienta que em casos de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ainda de acordo com o instituto, entre abril e maio, o clima chuvoso deverá persistir em áreas mais ao norte da Bahia, devido a permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As temperaturas devem manter a média na maior parte da região.

Na capital baiana, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados no Centro e em Brotas, respectivamente 35,1 mm e 33,6mm, até as 16h, segundo informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Também no norte do estado, em Ponto Novo, Jacobina e Rodelas, a quarta-feira deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 19°C e 32°C. A intensidade dos ventos se mantém fraca.

Em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, o acumulado de chuva foi de 32,8mm e 30,8mm, segundo o instituto de meteorologia. A previsão para a região é de trovoadas e nuvens com pancadas de chuvas.

Em Itabuna e Ilhéus, na região sul da Bahia, a previsão segue chuvosa. O dia deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, havendo a possibilidade de trovoadas. Segundo o Inmet a mínima será de 22°C e a máxima de 31°C. As informações são do G1.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp