O TETO Bahia abriu inscrições para o seu programa de voluntariado permanente com o objetivo de formar jovens voluntários através do vínculo com os moradores das comunidades. A organização, que já atua em 19 países, possui mais de 150 voluntários fixos só na Bahia. Apesar de expressivo, esse número é insuficiente diante do quantitativo de pessoas que vivem em situação de pobreza no estado.


Na Organização, o voluntariado permanente é dividido em duas categorias: voluntário de equipe de comunidade, que trabalha lado a lado com os moradores, promovendo o engajamento da comunidade e apoiando o desenvolvimento de projetos comunitários e voluntário do escritório, que coloca em prática seus conhecimentos e experiências a serviço das áreas que dão apoio ao trabalho realizado nas comunidades.

No momento da inscrição é possível selecionar até três áreas de interesse dentre os setores de atuação do TETO: Captação de Recursos, Comunicação, Diagnóstico e Avaliação, Formação e Voluntariado, Gestão Comunitária, Jurídico Social, Jurídico Institucional e Gestão de Projetos. A descrição das atividades de cada área está disponível no formulário online da inscrição.

Luã Lessa, gestor da sede Bahia, afirma: “Não exigimos que a pessoa seja universitária para ingressar nas áreas, embora levemos em conta a experiência de quem se candidata para a vaga. É possível conciliar as atividades do voluntariado com estudos, empregos e outros compromissos, pois são necessárias apenas, aproximadamente, 6 horas semanais para o trabalho voluntário. Embora o protagonista seja o morador das comunidades, sem o voluntário não é possível realizar as ações promovidas pelo TETO a fim de superar a pobreza em que milhões de pessoas vivem”.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 26 de fevereiro nas redes sociais do TETO. Os selecionados necessariamente precisam participar de uma jornada de capacitação, que vai acontecer no dia 03 de março, das 09h às 16h, em local a ser divulgado posteriormente.

Interessados devem acessar o site www.teto.org.br ou bit.Ly/TETOBA e se cadastrar. As inscrições se encerram em 16 de fevereiro.

TETO – A organização internacional está presente no Brasil há 10 anos com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Minas Gerais e luta pela defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias e vulneráveis em centros urbanos, através de projetos e programas sociais como Construção de Moradias Emergenciais, Formação de Lideranças Comunitárias, Fundo para Fomento a Projetos Comunitários (FunTETOs) e Construção de Sedes Comunitárias. Desde o início no Chile, em 1997, seguido por El Salvador e Peru, o TETO empreendeu uma expansão e após 20 anos mantém operação em 19 países da América Latina e Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Além de superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, o TETO tem como objetivo formar jovens voluntários por meio do vínculo com os moradores das comunidades, engajando-os e buscando fortalecer as capacidades comunitárias de identidade, organização, participação e trabalho em rede, através de um modelo de intervenção contínuo e programas sociais que geram soluções concretas de melhoria das condições de habitat e habitabilidade. A busca é por uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham as oportunidades para desenvolver suas capacidades.

Por ipiranoticias.com

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp