Uma criança de dois anos foi internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ingerir soda cáustica. Segundo o pai da vítima, a criança pensou que o produto na verdade se tratava de leite em pó, e acabou o ingerindo. Apesar de estar internado em Salvador, o caso ocorreu em Eunápolis, no Extremo Sul.
De acordo com os familiares, no dia 19 de julho, a mãe da criança usou a soda cáustica para desentupir o vaso sanitário e havia colocado o produto em um móvel da casa para guardar posteriormente. No entanto, a criança viu o produto e ingeriu. Ele está internado há 1 mês.
Conforme publicado pelo g1, os familiares da vítima afirmaram que ele precisar realizar o Estudo Contrastado do Estômago Esôfago Duodeno (Ereed) e a dilatação esofágica porque a queimadura causada pelo produto teria fechado o esôfago e os exames só podem ser realizados em outra unidade de saúde. Assim, sendo preciso realizar a transferência de unidade.
Diego Caldas, tio da criança, informou que o HGE teria solicitado a transferência da criança há 10 dias.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que há uma solicitação registrada no Sistema da Central Estadual de Regulação e que os médicos regulares estão em busca de uma unidade que atenda às necessidades da criança.
Fonte: Bahia Notícias