Ex-funcionários de empresas “satélites” da Ford protestaram na manhã desta segunda-feira (11) em um trecho da BA-526, a Via Parafuso. A ação foi feita por ex-empregados da Magna Seating, Magna Cosmos, Sian e Tenneco, e chegou a bloquear os dois trechos da via. Os manifestantes aguardam uma definição da Justiça.

A ação desta segunda não foi puxada pelo sindicato dos metalúrgicos de Camaçari. Foi feita por um grupo de ex-servidores de terceirizadas da Ford. A montadora encerrou as atividades na Bahia e o Brasil em janeiro de 2021.


Presidente do sindicato dos metalúrgicos à época do fechamento da Ford e atual representantes nas negociações, Júlio Bonfim, disse que as empresas citadas são as únicas ainda que não entraram em acordo para pagamentos das indenizações dos trabalhadores.

Segundo ele, cabe à Justiça acelerar as decisões.  “A gente não pode obrigar na marra o empresário e dizer: “pague”. É a Justiça que tem fazer isso. O sindicato tem limitações legais. Nós não podemos ser responsabilizados pela demora desses processos”, disse o sindicalista ao BN. Conforme Bonfim, quase 600 trabalhadores das empresas satélites estariam afetados. Outros mais de oito mil funcionários já tiveram os pagamentos encaminhados.

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag