O Partido Liberal (PL) encaminhou para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação do mandato de André Janones (Avante). Essa iniciativa já era esperada, já que o deputado Nikolas Ferreira (PL) já tinha acionado as lideranças do partido para que essa atitude fosse adotada. Vale lembrar que o pedido acontece após o parlamentar ser acusado por servidores do seu gabinte de fazer uma rachadinha.
Com o pedido enviado, cabe à Presidência da Casa avaliar o caso e despachar para o Conselho de Ética da ‘Casa Baixa’. Caso isso aconteça, o pedido pode se tornar um processo de cassação contra o deputado Janones.
O parlamentar já se manifestou nas redes sociais e negou as acusações. A fala de Janones aconteceu no ‘X’, antigo Twitter. Lá, o parlamentar falou sobre o caso e chegou a dizer que estava ‘quebrando uma regra’. Essa manifestação aconteceu na última segunda-feira (27).
Já na última terça-feira (28), Janones voltou a falar sobre o caso. Inicialmente usou um áudio usado por um veículo de comunicação para desmentir o que chamou de ‘manchete e texto tendencioso’.
Logo após essa publicação, o deputado voltou a se posicionar sobre o caso. De acordo com Janones, ‘a história real [está] vindo a tona’. Isso porque, segundo o parlamentar, mais áudios estão sendo divulgados e apresentando a história correta sobre o caso.
Rachadinha
Essa é uma prática irregular que acontece quando um parlamentar exige que funcionários repassem a ele parte de seus vencimentos. Na maioria dos casos, esses funcionários são ‘fantasmas’, ou seja, não existem ou que não vão aos gabinetes. Janones foi acusado de rachadinha pelo PL após áudios supostamente indicarem que o parlamentar havia pedido recursos dos servidores do seu gabinete.
Esses casos teriam acontecido em 2019 quando o deputado teria assumido o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Segundo esses denunciantes, essa prática foi feita durante todo o primeiro mandato de Janones (2019-2022). Inclusive, Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) estão investigando o caso. Apesar disso, como sobredito, o deputado nega as acusações.
Fonte; Bnews