O projeto e o primeiro álbum do SEXTETO 1 DE CADA chama-se NOVAS LINHAS, a iniciativa foi idealizada pelo grupo musical com o objetivo de promover a troca de saberes entre os músicos profissionais do SEXTETO e os jovens em formação das filarmônicas do recôncavo baiano através de workshops direcionados para este público que serão realizados nos dias 09 e 10 de março, em Santo Amaro, em Muritiba e em Cachoeira, além de realizar apresentações musicais nos dias 17 de março (sábado), 19h, na Praça do Bonfim, em Muritiba; no dia 21 de março, (quarta-feira), 19h, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira e no dia 23 de março, (sexta-feira), às 20h, no Teatro Dona Canô – Santo Amaro. Todas as atividades serão gratuitas.
O projeto NOVAS LINHAS, contemplado no Edital Territórios Culturais, conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia, é uma realização do SEXTETO 1 DE CADA, produção da CULTURATAO. A ação consiste no intercâmbio musical entre o grupo instrumental SEXTETO 1 DE CADA e as filarmônicas das cidades de Santo Amaro, Muritiba e Cachoeira, localizadas no Território de Identidade Cultural do recôncavo.
Em cada cidade visitada, a proposta é realizar o trabalho com duas filarmônicas. Em Muritiba: “Filarmônica 5 de março” e “Associação Filarmônica Lira Popular Muritibana”; Em Cachoeira: “Sociedade Orpheica Lira Ceciliana” e “Litero Musical Minerva Cachoeirana” e em Santo Amaro: “Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo” e “Filarmônica Lyra Santamarense”. Deste trabalho inicial a ideia é formar um novo grupo (sexteto, quinteto) com os jovens das filarmônicas que mais se destacarem. O novo grupo local fará uma participação especial no show realizado pelo SEXTETO 1 DE CADA nas três cidades.
A proposta do projeto é fortalecer o intercâmbio musical entre as cidades do interior baiano e estimular a formação profissional de jovens das filarmônicas, apresentando novas possibilidades de criação artística.
O SEXTETO
O Sexteto 1 de Cada se firmou em 2015, quando o músico baiano Fernando Rocha (tuba) e o músico carioca Fernando Miranda (trompete), decidem apresentar ao público esse encontro. O projeto idealizado por eles, tem o apoio luxuoso dos músicos: André Becker no sax-alto, Maxwell Fragoso no sax-tenor, Gilmar Chaves no trombone e Rafael Mesquita na bateria.
O grupo traz na bagagem experiências musicais que agregam ao seu repertório autoral elementos do universo musical brasileiro. O jazz também entra na forma de improviso. As referências musicais vão de João Donato, Moacir Santos, Vitor Assis Brasil e Márcio Montarroyos a Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Marisa Monte, Djavan, Sivuca, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Orquestra Rumpilezz e Brasilidade Geral. Com todas essas influências, o sexteto procura imprimir sua marca nas composições autorais, com uma formação não muito comum que resulta em um diferencial também na sonoridade de suas produções.
Entre 2015 e 2017, foram diversas apresentações, em Festivais de Jazz e Música Instrumental, como: XX Festival de Música Instrumental da Bahia, em maio/2015; JAM no MAM, em novembro/2015; Recôncavo Jazz Festival, na cidade de Muritiba, em 2015; Festival Salvador Jazz, com a participação do trompetista Joatan Nascimento, em maio/2016; Festival Salvador Instrumental, em outubro/2016; Apresentação no Café Teatro Rubi, com participação do maestro Letieres Leite, em agosto/2017 e show Novas Linhas, com participação de Lazzo Matumbi, em dezembro/2017.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
SERVIÇO
Show ‘Sexteto 1 de Cada’ com participação dos alunos dos workshops
Dia 17/03 – sábado – 19hs – na Praça do Bonfim – Muritiba
Dia 21/03 – quarta – 19hs – no Cine Theatro Cachoeirano – Cachoeira
Dia 23/03 – sexta – 20hs – no Teatro Dona Canô – Santo Amaro
Saiba mais:
Site: www.sexteto1decada.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sexteto1decada/?locale2=pt_BR
Facebook: www.facebook.com/pages/Sexteto-1-de-Cada/668312856648570?fref=ts
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLOJ1TTB71H-u6pWV1U8FqA
Soundcloud: www.soundcloud.com/1-de-cada
VÍDEOS
Sexteto 1 de Cada com a participação de Lazzo Matumbi
https://www.youtube.com/watch?v=pLct8PSBg3I
Sexteto 1 de Cada – apresentação na JAM no MAM
https://www.youtube.com/watch?v=gwRbEeLl000
Sexteto 1 de Cada no Café-Teatro Rubi