A Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) formada sobre o Brasil, aliada a outras condições atmosféricas, deverá continuar levando chuvas para a Bahia e outros estados pelo menos até o fim da semana.

Nesta quinta-feira (25), O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu novos alertas meteorológicos para chuvas intensas. Um deles engloba todos os 417 municípios baianos, além de mais de 900 municípios do Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Maranhão,  Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins.


Este novo alerta vai vigorar por pelo menos 48 horas, até às 10h do próximo sábado (27).

Nestas localidades, as chuvas podem alcançar volumes de 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Nas áreas sob alerta, em caso de confirmação das previsões, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações incluem evitar o abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas, assim como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de chuvas torrenciais, se possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp