A proximidade da Páscoa traz não apenas a expectativa dos ovos de chocolate, mas também uma oportunidade de promover um consumo mais consciente e sustentável. Na Bahia, a agricultura familiar está se destacando ao oferecer opções de chocolates veganos e de alta qualidade, perfeitos para quem busca uma celebração mais saudável.

A Cooperativa de Serviços Sustentáveis ​​da Bahia (Coopessba), sediada em Ilhéus e detentora da marca Natucoa, está na vanguarda dessa iniciativa. Com uma linha diversificada de produtos, a Coopessba não fornece apenas sabores únicos, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis ​​e apoia a economia local.


Entre os produtos oferecidos pela Natucoa estão barras de chocolate com licuri e nibs, com teores variados de cacau (56%, 70% e 80%), todos livres de lactose. Além disso, as barras frutadas, com banana, jaca, abacaxi e cupuaçu, proporcionam uma explosão de sabores tropicais em cada mordida.

A cooperativa também tem a linha infantil, o Tomzinho, que é feito com chocolate com frutas da região e as drágeas de chocolate, feitos com licuri, e castanha de caju cobertos com chocolate. Todos esses chocolates podem ser adquiridos facilmente através do site www.natucoa.com.br, tornando-os acessíveis a todos os consumidores.

Um destaque especial vai para o “Chocolate 7 Doses do Fruto Sagrado”, uma criação exclusiva da Natucoa. Este produto, 100% cacau e vegano, é originário da Costa do Cacau, na Bahia, e é produzido artesanalmente a partir de amêndoas selecionadas de frutos colhidos nas matas da região. Inspirado nas cerimônias do cacau, esse chocolate é mais do que uma simples sobremesa: é uma experiência sensorial que conecta o consumidor à rica tradição cultural e gastronômica da Bahia.

A Coopessba conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem investido em ações como a do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) continuada para agricultores e agricultoras locais, aquisição de equipamentos e construção de infraestrutura. Isso demonstra um compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar na Bahia.

Carine Assunção, representante da Natucoa, ressalta o compromisso da cooperativa com a qualidade e a transparência em toda a cadeia produtiva: “O diferencial do nosso chocolate é que o nosso chocolate é com mais cacau, tem rastreabilidade, não tem nenhum aditivo ou aromatizante. É só cacau, manteiga de cacau e açúcar demerara. O consumidor vai ter certeza de onde é feito. Usamos também produtos de outras cooperativas, como o licuri e frutas desidratadas, fazendo esse ciclo girar”.

Com uma abordagem que valoriza a produção local, a sustentabilidade e a diversidade de sabores, a agricultura familiar na Bahia mostra que é possível celebrar a Páscoa de maneira saudável e deliciosa.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp