BAHIA

Secretaria das Mulheres do Estado oferecerá diversos serviços para as foliãs na micareta de Feira de Santana

As mulheres que irão brincar na micareta de Feira de Santana, que será realizado de 18 a 21 de abril, contarão com uma série de serviços prestados pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM). O objetivo é promover o respeito às mulheres, fortalecendo ainda mais as ações socioeducativas de prevenção e enfrentamento à misoginia e demais formas de violência de gênero, proporcionando um ambiente seguro e inclusivo para todas.

Equipes técnicas da SPM atuarão no circuito da folia para dar suporte às mulheres de maneira integrada com outros órgãos do governo, como a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Ronda Maria da Penha; com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado; a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e o Detran. “A Secretaria das Mulheres tem um papel decisivo na proteção das mulheres baianas durante todo o ano, inclusive nas festas populares, a exemplo da micareta de Feira. Durante a folia, nós estaremos atentas e dedicadas neste trabalho socioeducativo, de prevenção a todo tipo de violência, no sentido de oferecer todas as condições para que as mulheres possam ter o atendimento e acolhimento que forem necessários, de modo que possam aproveitar a festa com toda a atenção e respeito”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo.

Programação ocorrerá em diversos pontos da cidade

Unidade Móvel

Nestes quatro dias de micareta, as mulheres irão contar com a Unidade Móvel da SPM, onde profissionais de diversas áreas, como Saúde e Justiça, atuarão com foco no acolhimento. O atendimento será de 18 a 21 de abril, das 15h às 03 horas da manhã, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, SSP e Sepromi.

Campanha de sensibilização

Em diferentes pontos da cidade, as equipes da Secretaria das Mulheres do Estado também irão realizar uma campanha para a distribuição de materiais como ventarolas, tatuagens, panfletos, fitas e praguinhas, das campanhas “Oxe, me respeite!” e “Não e Não”, visando a sensibilização, prevenção e combate de qualquer tipo de violência de gênero.

Campanha Laço Branco

A Campanha Laço Branco é outra iniciativa que será desenvolvida e com atuação no bloco de grande concentração masculina, o “Lá vem elas”. Será distribuída uma pulseira com a frase “Branco, Oxe, eu respeito às mulheres! Pelo fim da misoginia”. A ação ocorrerá em parceria com os administradores do bloco, que tem 35 anos de existência.

Blitz Educativa

Já em parceria com o Detran, será realizada a Blitz Educativa contra a importunação no trânsito e na avenida.

Aplicativo de georreferenciamento

Outro serviço prestado durante a micareta será mediante o uso do App SPM Folia, disponível para Android e IOS. O aplicativo de georreferenciamento permite o acesso a serviços vitais, como onde encontrar a rede de apoio às mulheres no circuito da folia e visa garantir a segurança e o bem-estar das mulheres incorporando valores de segurança, igualdade e empoderamento.

Fonte: Ascom PM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo