Durante um voo entre Maceió (AL) e Salvador (BA), uma aeronave ATR 72, semelhante à da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), passou por um incidente na capital baiana. A linha que pertencia a extinta Trip Linhas Aéreas voava com o sistema de-ice desativado.
O de-ice serve para remover o gelo que está acumulado na estrutura da aeronave. No relatório do Cenipa, obtido pela CNN Brasil, o piloto precisou assumir o controle manual e ativou os sistemas contra perda de sustentação.
O copiloto solicitou a descida imediata ao Controle de Aproximação de Salvador, sendo autorizado a descer até 2.000 pés. A situação de emergência durou pouco mais de um minuto.
O incidente ocorreu por volta das 19h do dia 26 de julho de 2013 na aeronave que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes. Não houve feridos.
No avião da VoePass, que fazia a rota Cascavel (PR) – Guarulhos (SP), especialistas apontam a formação de gelo como principal suspeita pela queda. O gelo que se forma no céu se acumula na asa e tira a sustentação da aeronave.
Fonte: Bnews