As câmeras encontradas pela Polícia Civil da Bahia (PCBA) em ruas específicas de Jequié, no sudoeste da Bahia, podem estar relacionadas à disputa de território entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), duas das maiores facções criminosas do Brasil, que buscam expandir sua atuação pelo país.
Em entrevista ao Uol, o delegado Roberto Júnior, diretor regional do Sudoeste/Sul da PCBA, explicou os detalhes sobre a localização dos equipamentos clandestinos. “Durante nossas incursões, encontramos imóveis com circuitos internos de câmeras, que não estavam vinculados aos imóveis, mas claramente indicavam monitoramento das ruas. Estamos investigando a quem esses sistemas estavam ligados e quem os instalou”, contou o delegado.
No último final de semana, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) enviou reforços policiais para Jequié. Na segunda-feira (6), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) iniciou uma intervenção no Conjunto Penal da cidade, que resultou na transferência de seis detentos.
Nesta terça-feira (7), durante a entrega de novas viaturas, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também comentou sobre as câmeras localizadas e sua possível relação com os oito homicídios registrados na cidade no final de semana. “A própria inteligência já localizou e prendeu indivíduos, está atuando dentro dos presídios, realizando operações e detectando câmeras instaladas nas ruas e avenidas, colocadas pelo crime organizado”, afirmou o governador.
Fonte: Bnews