Maior hospital público do Norte-Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos teve seis trabalhos aprovados para apresentação no 7º Congresso da Academia Europeia de Neurologia. As pesquisas foram desenvolvidas pelos estagiários de neurocirurgia da instituição, sob a orientação do chefe do serviço, o neurocirurgião Leonardo Avellar.

De acordo com Avellar, apesar da pandemia da Covid-19, os estudantes de medicina conseguiram se dedicar à pesquisa. Nesse período, conforme avalia, o estágio de neurocirurgia na emergência, enfermaria e centro cirúrgico contribuiu para a produção acadêmica deles.


“Nosso grande desejo é avançar ainda mais como centro de estudo e pesquisa. O serviço de neurocirurgia tem desenvolvido projetos inovadores, a exemplo do projeto de abordagem neurocirúrgica tardia em pacientes com AVC [acidente vascular cerebral] isquêmico, cuja viabilidade pudemos comprovar em recente artigo publicado internacionalmente”, lembra o coordenador.

Para a estagiária Juliana Coelho Nunes, a experiência no HGRS tem sido enriquecedora: “temos a possibilidade de desenvolver pesquisas e praticar ciência. A apresentação desses artigos em um congresso europeu é uma conquista que aponta que estamos no caminho certo”.

A 7ª edição do Congresso da Academia Europeia de Neurologia acontecerá de 19 a 22 de junho deste ano. Em função da emergência sanitária causada pelo coronavírus, o encontro será inteiramente online e gratuito.

Confira, abaixo, a relação de trabalhos desenvolvidos no HGRS e aprovados para apresentação no evento.

1. Análise do custo e tempo de internamento relativo à colocação, revisão e retirada de derivação ventricular no Brasil – Maria Tereza Calchi Fernandes
2. Perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à correção de mielomeningocele no SUS – Augusto Marianno Ferreira Santos (com apresentação de Ane Sarita Silva Pereira)
3. Perfil de 10 anos de internação por hidrocefalia no Brasil – Susana Maria Sousa Cabral
4. Tempo de início do tratamento de neoplasias do encéfalo no Sistema Único de Saúde brasileiro – Juliana Coelho Nunes
5. Associação entre hipertensão arterial sistêmica e as localidades acometidas no acidente vascular cerebral hemorrágico – Pedro Felipe Soares
6. Relato de Caso de Úlcera Esofágica Secundária a Artrodese Cervical Anterior – Juliana Coelho Nunes

Ascom HGRS

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp