Uma celebração da Quarta-feira de Cinzas em Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte, terminou de forma inesperada e preocupante: diversos fiéis relataram o surgimento de queimaduras e lesões na pele após receberem a tradicional cruz de cinzas na testa.
Diante dos relatos, o Padre Ronney Galvão, líder da Igreja Católica local, divulgou uma nota expressando surpresa e informando que a instituição está apurando o ocorrido. A causa das reações permanece desconhecida.
Entre os afetados está a estudante Sara Heloísa Sousa, que, juntamente com seu namorado Luan Jackson, sentiu forte ardência logo após a aplicação das cinzas. “Começou a queimar muito, e quanto mais o vento batia, pior ficava”, relatou Sara. Luan também confirmou a sensação de queimadura e precisou lavar o rosto para tentar aliviar o desconforto. A suspeita é que a reação possa ter sido causada por alguma substância química presente nas cinzas.
De acordo com o Padre Ronney, as cinzas utilizadas na celebração são preparadas de forma tradicional, a partir da queima de ramos recolhidos no Domingo de Ramos. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) também foi acionada e informou que irá realizar investigações para esclarecer o caso e identificar o que provocou as lesões nos fiéis.
Fonte: Portal Guarani