BRASIL

Advogado que atacou juíza é achado morto no Rio

José Francisco Abud virou notícia, em março de 2025, após atacar a juíza Helenice Rangel, do TJRJ, com comentários racistas.

O advogado José Francisco Barbosa Abud, acusado de fazer ofensas racistas contra uma juíza do Rio de Janeiro, foi encontrado morto dentro de casa, no Rio de Janeiro.

José Francisco Abud virou notícia, em março de 2025, após atacar a juíza Helenice Rangel, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com comentários racistas e desrespeitosos, por meio de petição e e-mail.

A causa da morte não foi divulgada. A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) comunicou o falecimento em uma nota divulgada nas redes sociais.

“A 12ª Subseção da OAB lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos neste momento difícil”, afirmou o órgão.

Em março deste ano, órgãos como o TJRJ e a OAB-RJ repudiaram as falas de Abud contra a juíza. O advogado escreveu que Helenice é “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.

A Corte disse que o comportamento atinge diretamente a honra pessoal e profissional da juíza e “representa uma grave afronta à dignidade humana e ao exercício democrático da função jurisdicional”.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo