BRASIL

Entregador morre após ser contaminado por ácido de limpeza durante sessão de hemodiálise; entenda

O entregador Bruno Ventura dos Santos, de 29 anos, morreu nesta segunda-feira (8) após ser contaminado por ácido peracético, produto utilizado na limpeza de máquinas, durante uma sessão de hemodiálise. Ele ficou 18 dias internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Central de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A contaminação ocorreu no dia 20 de agosto, na clínica Nice Diálise, no bairro São Miguel, em São Gonçalo. Bruno havia descoberto ser portador de doença renal crônica no ano passado e, desde então, realizava tratamento três vezes por semana.

Segundo o pai da vítima, Márcio Luiz dos Santos, o filho foi contaminado por ácido peracético, substância comumente usada na limpeza de equipamentos e materiais médicos. O produto estava presente na máquina utilizada na hemodiálise. Por conta da contaminação, Bruno sofreu hemorragia cerebral, edema e insuficiência respiratória aguda.

“Ele lutou por 18 dias. Um dia melhorava, no outro piorava. Mas ele teve uma infecção e não aguentou”, explicou Márcio Luiz dos Santos.

Conforme o boletim de ocorrência registrado na 72ª DP (São Gonçalo), o ácido foi introduzido acidentalmente no organismo de Bruno. O erro teria ocorrido durante a troca da profissional responsável pelo atendimento.

O caso, inicialmente registrado como lesão corporal por imperícia, deve ter a tipificação alterada após a morte do paciente.

A Secretaria Estadual de Saúde (SEC) informou que está realizando a transferência dos pacientes que eram atendidos na clínica para unidades de referência na região para garantir a continuidade do tratamento.

Fonte: Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo