A madrugada desta terça-feira (23) foi marcada por um incêndio criminoso que destruiu a réplica da Estátua da Liberdade instalada em frente à loja da Havan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O monumento, um dos símbolos da rede varejista, ficou completamente comprometido após as chamas, restando apenas a estrutura metálica.
O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 3h14, as equipes conseguiram conter o fogo, mas a estátua, feita de material acrílico, não resistiu. Imagens de câmeras de segurança registraram dois suspeitos chegando ao local durante a madrugada e ateando fogo ao monumento.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar os crimes de dano e incêndio doloso. Peritos estiveram no local e irão analisar os registros de vídeo para tentar identificar os responsáveis.
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, repudiou o ataque e classificou a ação como um atentado à liberdade de pensamento.
“É inaceitável o que aconteceu em Petrolina. Em que país estamos vivendo? Onde as pessoas não aceitam o contraditório”, começou.
“Isto é mais um ato de intolerância contra a Havan. Um ato criminoso como esse não pode ficar impune. Estaremos junto às autoridades para que as investigações avancem o mais rápido possível e que os responsáveis sejam identificados brevemente e paguem pelo que fizeram. Essa situação não vai nos parar. Vamos continuar abrindo lojas, colocando estátuas e gerando empregos por todo o Brasil. Nossa estátua já diz tudo: Liberdade. E é por ela que vamos continuar lutando”, completou.
Hang também cobrou providências das autoridades e divulgou um canal de denúncias para receber informações que possam ajudar a identificar os responsáveis.
Essa não é a primeira vez que uma estátua da Havan é alvo de vandalismo. Em diferentes cidades, o monumento já foi depredado e incendiado, levantando debates sobre segurança patrimonial e motivação política ou ideológica por trás dos atos.
A Havan informou que vai acompanhar de perto as investigações e garantiu que a fachada da loja será recuperada. A empresa, no entanto, não divulgou prazo para a reconstrução da estátua.
Fonte: Bnews