BRASIL

Queda de avião no Pantanal mata famoso arquiteto chinês, cineasta brasileiro e outras duas pessoas

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na noite desta terça-feira (23), na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas estão o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Kongjian Yu, arquiteto chinês reconhecido internacionalmente como um dos maiores do mundo.

De acordo com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, as outras duas vítimas foram identificadas como o piloto Marcelo Pereira de Barros e o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr.

A queda da aeronave ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, conhecida por ter sido uma das locações da novela Pantanal, da TV Globo, além de ser área turística. Até o momento, não há informações sobre a causa do acidente.

Quem são as vítimas

O arquiteto chinês Konjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape, um dos maiores do mundo. Ele é considerado criador de uma das ideias mais inovadoras da arquitetura moderna, as cidades-esponja, desenhadas para absorver um grande volume de água.

Yu também era consultor do governo chinês e já projetou obras em mais de 70 cidades, que hoje são capazes de receber mais chuva do que a que atingiu o Rio Grande do Sull no ano passado. 

De acordo com a Comissão de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o chinês desembarcou no Brasil para a Bienal de Arquitetura e seguiria em missão ao Pantanal Sul-mato-grossense para conhecer a região

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era diretor especializado em projetos de documentário e não-ficção. Desde 2007 produzia e dirigia na Olé Produções paralelamente aos trabalhos em parceria com outras produtoras do mercado.

Seus documentários mais recentes foram a direção da série indicada para o Emmy Internacional para WBD/HBO “”Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (4×48′) pela Pacha Films e a direção da série To Win or To Win (7×48′) para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC, clube onde joga Cristiano Ronaldo.

O também cineasta Rubens Crispin Jr. nasceu e vivia em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela (ECA-USP) em 2002, era documetarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, ganhou o reality show “Projeto 48″ do canal TNT e fez seu primero curta metragem “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.

Trabalhou em diversas produtoras dirigindo e fotografando, documentários, séries, fashion-films e filmes de arte, além de fundar a Poseídos, produtora com quase duas décadas de atividade no mercado audiovisual. Também teve passagens por canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo, TV Cultura e a plataforma de estreaming Cultura em Casa.

Rubens coordenou, de 2019 até 2023, o departamento de audiovisual da Amigos da Arte, Organização Social responsável por milhares de atividades ligadas ao setor cultural. A partir de 2021, passou a dirigir e fotografar os documentários das exposições da Pinacoteca de São Paulo.

Fonte: Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo