Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou um apagão na madrugada desta terça-feira (14) em pelo menos sete estados brasileiros. Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina foram afetados pela interrupção no fornecimento de energia, segundo informações das concessionárias de energia elétrica.
No Rio de Janeiro, a Light informou que aproximadamente 450 mil clientes ficaram sem energia. A companhia explicou que, por causa da falha no SIN, foi necessário acionar o Esquema Regional de Alívio de Carga. A interrupção ocorreu em bairros da Zona Norte, Zona Oeste e na Baixada Fluminense, durando cerca de 30 minutos.
No Amazonas, a Amazonas Energia relatou que as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara foram atingidas pelo apagão. A queda de energia durou cerca de uma hora, com normalização do serviço às 00h25.
Em São Paulo, a Enel, responsável pelo fornecimento, informou que 937 mil clientes foram impactados. A interrupção teve duração aproximada de oito minutos e já foi totalmente restabelecida.
As empresas de energia dos estados afetados confirmaram que a falha teve origem no Sistema Interligado Nacional. Técnicos do setor elétrico trabalham para identificar as causas do incidente.
As informações são do Bnews