O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem como alvo aposentados e pensionistas em todo o país. Criminosos estão se passando por servidores do órgão e entrando em contato por ligação telefônica para solicitar a confirmação de dados pessoais sob a justificativa de manter o benefício ativo.
De acordo com o INSS, o instituto não realiza qualquer tipo de solicitação por telefone, e-mail ou mensagem de texto. Também não pede envio de informações pessoais, senhas ou qualquer tipo de transferência bancária. Beneficiários que receberem contatos desse tipo devem ignorar imediatamente a abordagem.
Para esclarecer dúvidas, o órgão orienta que os segurados utilizem exclusivamente os canais oficiais: a Central 135, o site ou o aplicativo Meu INSS.
Prova de Vida é automática
Atualmente, o procedimento de Prova de Vida é realizado de forma automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. A maior parte dos beneficiários não precisa tomar nenhuma ação para manter o pagamento.
Somente os segurados que não forem identificados nesse processo recebem orientação para realizar a comprovação presencial. A notificação ocorre exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário.
Até o momento, o INSS reforça que permanece monitorando casos suspeitos e que qualquer contato fora dos canais oficiais deve ser considerado tentativa de golpe.
As informações são do A Tarde





