Dois protestos realizados na avenida Paulista, em São Paulo, reuniram públicos significativamente diferentes neste domingo. Segundo levantamento do Monitor do Debate Político da USP, em parceria com a ONG More in Common, o ato contra o feminicídio registrou 9,2 mil participantes, quase sete vezes mais que a caminhada pela anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve 1,4 mil manifestantes.
O monitoramento utilizou análise de fotos aéreas e inteligência artificial para estimar o número de participantes. No protesto contra o feminicídio, o pico variou entre 8,1 mil e 10,3 mil pessoas, com registros feitos em 12 imagens capturadas entre 14h30 e 16h. O ato ocupou os dois lados da avenida, concentrado no entorno do Masp.
Já a caminhada pela anistia contou com entre 1.200 e 1.500 pessoas no momento de maior concentração. As imagens analisadas foram obtidas às 13h40 e 15h08, cobrindo toda a extensão do protesto.
O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo (PL), participou e ajudou a convocar o ato pró-anistia. Em discurso, defendeu a libertação de condenados pelos atos de 8 de janeiro e do ex-presidente. Lideranças religiosas também marcaram presença, com pastores, o ex-candidato Padre Kelmon e representantes católicos exibindo faixas com a mensagem “somos uma nação cristã”.
Manifestantes vestidos de verde e amarelo se concentraram na escadaria da TV Gazeta, exibindo bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, além de cartazes pedindo “anistia ampla” e defendendo o ex-presidente.
O protesto contra o feminicídio ocorreu a menos de 1 km dali, organizado pelo movimento nacional Levante Mulheres Vivas. O ato contou com discursos das deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), além da presença de Eduardo Suplicy (PT) e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Atrizes como Livia La Gatto e Rachel Ripani participaram da leitura das bases do movimento, que reivindica medidas como a criminalização da misoginia e investimento público em políticas de combate à violência de gênero.





