A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, o menor nível registrado desde o início da série histórica em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
De acordo com o levantamento, o número de pessoas desocupadas no país chegou a 5,644 milhões, o menor contingente já observado pela pesquisa. O resultado acompanha a expansão do mercado de trabalho, que atingiu 103,2 milhões de pessoas ocupadas, estabelecendo um novo recorde. O nível de ocupação ficou em 59,0% no período analisado.
A pesquisa também apontou avanço na renda dos trabalhadores. O rendimento médio real habitual alcançou R$ 3.574, o maior valor da série histórica. O indicador apresentou crescimento de 1,8% em relação ao trimestre anterior e de 4,5% na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2024, já descontados os efeitos da inflação.
Outro dado destacado pelo IBGE foi o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que também atingiu patamar recorde. O total chegou a 39,4 milhões de pessoas, mantendo estabilidade frente ao trimestre anterior e registrando alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o equivalente a cerca de 1 milhão de novos postos formais.
Os resultados divulgados pela Pnad Contínua refletem a evolução recente do mercado de trabalho brasileiro, com redução da desocupação, aumento da ocupação total e crescimento da renda média dos trabalhadores.





