BRASIL

PRG investiga Flávio Bolsonaro e Nikolas por incitarem intervenção externa

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou, na manhã desta segunda-feira (5), uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

A medida tem como alvo publicações feitas pelos parlamentares nas redes sociais, nas quais, segundo a representação, haveria defesa, estímulo ou sugestão de atuação de autoridades estrangeiras contra o Brasil.

De acordo com o documento apresentado à PGR, as postagens ocorreram no contexto da ofensiva militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças norte-americanas. Ainda segundo a representação, esse episódio internacional teria sido utilizado como pano de fundo para manifestações que sugeririam ou naturalizariam a possibilidade de uma intervenção externa semelhante em território brasileiro.

Na peça, Erika Hilton sustenta que as publicações configurariam afronta à soberania nacional, à ordem constitucional e às instituições democráticas, ao tratar de forma favorável ou condescendente a ações de governos estrangeiros contra autoridades e o Estado brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo