BRASIL

Prazo para solicitar ressarcimento do INSS termina em 14 de fevereiro

O prazo para aposentados e pensionistas solicitarem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se encerra em 14 de fevereiro. A informação foi reforçada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, na segunda-feira (5).

Segundo o órgão, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram os descontos considerados irregulares. Deste total, aproximadamente 4,1 milhões de pessoas já receberam o ressarcimento diretamente em conta, o que representa a devolução de R$ 2,8 bilhões.

O prazo inicial para solicitação do ressarcimento terminaria em 14 de novembro, mas foi prorrogado após o governo federal identificar que cerca de 3 milhões de beneficiários ainda não haviam procurado o INSS para reaver os valores. Com a extensão, aposentados e pensionistas têm até o próximo mês para realizar a contestação ou aderir ao acordo de devolução.

A contestação é a etapa inicial para garantir o ressarcimento e pode ser feita por diferentes canais. Pelo aplicativo ou site Meu INSS, o beneficiário deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e registrar a opção “Não autorizei o desconto”. Também é possível realizar o procedimento por meio da Central 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios, que oferecem atendimento assistido e gratuito.

O INSS orienta que os beneficiários verifiquem seus extratos e façam a solicitação dentro do prazo para garantir a devolução dos valores.

As informações são do Informe Baiano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo