O espaço onde o ex-presidente Jair Bolsonaro passará a cumprir pena na chamada Papudinha, em Brasília, possui área superior à de apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
A transferência foi autorizada na quinta-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Bolsonaro estava detido na sede da Polícia Federal, em Brasília, e a decisão levou em conta critérios de segurança, adequação da custódia e acompanhamento médico.
A cela ocupada anteriormente pelo ex-presidente na Polícia Federal tinha cerca de 12 metros quadrados. Já o novo espaço na Papudinha possui aproximadamente 54 metros quadrados. Para efeito de comparação, unidades do programa Minha Casa, Minha Vida costumam ter média de 35 metros quadrados em estados como São Paulo, enquanto projetos maiores, como alguns no interior da Bahia, chegam a cerca de 50 metros quadrados.
Mesmo assim, a área da nova cela supera o tamanho desses imóveis. Bolsonaro está preso em regime fechado desde novembro, após condenação no STF por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A Papudinha é um batalhão da Polícia Militar localizado ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda. No mesmo local também estão custodiados o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, preso no Paraguai quando tentava fugir para El Salvador.
Com informações do A Tarde





