O Programa Gás do Povo começa a atender todas as capitais do país a partir desta segunda-feira (26). Nesta nova fase, cerca de 950 mil famílias de 17 capitais passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos, que poderá ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o Brasil.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a expectativa é de que o programa esteja em pleno funcionamento até março, quando deverá alcançar cerca de 15 milhões de famílias. A iniciativa tem como objetivo combater a chamada pobreza energética, caracterizada pela dificuldade de acesso a serviços essenciais de energia, como iluminação, aquecimento, refrigeração e preparo de alimentos.
Segundo o governo federal, o programa também contribui para a saúde pública ao reduzir o uso de alternativas consideradas perigosas para o cozimento, como lenha, carvão e querosene. O acesso ao gás de cozinha, conforme o MDS, diminui riscos de doenças respiratórias, queimaduras e amplia o uso de fontes de energia mais seguras.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que o benefício impacta diretamente o orçamento das famílias de baixa renda. Segundo ele, o valor economizado com a recarga do botijão pode ser direcionado para a compra de alimentos ou outras necessidades básicas. O Gás do Povo substituirá o Auxílio Gás, que atualmente atende cerca de 4,4 milhões de famílias com a concessão de um botijão a cada dois meses.
Nesta etapa, o programa passa a incluir 950 mil novas famílias e se expande para 17 capitais que ainda não eram contempladas, alcançando, assim, todas as capitais brasileiras. O vale poderá ser utilizado em mais de 10 mil pontos de venda credenciados. As capitais incluídas a partir desta segunda-feira são Aracaju, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.
Para ter direito ao benefício, a família precisa ser beneficiária do Bolsa Família, contar com pelo menos duas pessoas no núcleo familiar, ter renda per capita de até meio salário mínimo, estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e possuir o CPF do Responsável Familiar regular.
O vale do gás pode ser acessado por meio do aplicativo Meu Social – Gás do Povo, pelo cartão do Bolsa Família com chip, cartão de débito da Caixa ou informando o CPF do Responsável Familiar diretamente na maquininha da revenda, com recebimento de código por SMS.
A consulta ao benefício pode ser feita pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo, pelo site oficial do MDS, pelo Portal Cidadão Caixa ou pelo telefone Caixa Cidadão, no número 0800-726-0207. Para esclarecimento de dúvidas, estão disponíveis os canais Disque Social 121, FalaBR, SAC Caixa e demais serviços oficiais.
Entre os próximos passos do programa estão a ampliação da cobertura para todos os 5.571 municípios brasileiros até março, o atendimento de 15 milhões de famílias nos próximos dois meses e a substituição definitiva do Auxílio Gás, com foco na recarga direta do botijão.
Com informações do Notícias ao Minuto





