A Polícia Civil de Conchal (SP) indiciou o médico Augusto Fortunato de Godoi por homicídio culposo na investigação sobre a morte de Bernardo de Lima Mendes, de 3 anos, após uma picada de escorpião. O delegado Luís Henrique Lima Pereira apontou negligência no atendimento e pediu à Justiça que proíba o profissional de atuar como plantonista e em serviços de urgência e emergência até nova decisão.
A investigação concluiu que Bernardo deveria ter seguido imediatamente para a Santa Casa de Araras, unidade de referência com soro antiescorpiônico. Para a polícia, o médico deveria acionar o Samu pelo procedimento de vaga zero, mas buscou apenas a central de regulação, sem contatar diretamente o hospital ou o serviço de emergência. Um parecer de médicos-legistas do IML também apontou falha no cumprimento do protocolo destinado a crianças picadas por escorpião.
Bernardo foi picado quando brincava em casa, na noite de 31 de março, e morreu na manhã seguinte, após ser transferido para Araras. Segundo relato do pai, a criança recebeu o soro antiescorpiônico mais de quatro horas depois do acidente. A defesa de Godoi afirmou que o indiciamento expressa a posição da autoridade policial e disse que o médico está tranquilo e confia na própria inocência. O caso seguirá para análise do Ministério Público e da Justiça.
Com informações do DCM





