O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação de “incidente grave” para apurar como e por qual razão um avião da Latam pousou na pista errada do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

A aeronave, um Airbus A321 com 184 passageiros e oito tripulantes, prefixo PT-MXH, aterrissou na pista 27R, a mais próxima do terminal de passageiros, quando deveria ter pousado na 27L –que fica ao lado da base aérea de Guarulhos.


O voo LA4627 havia saído de Fortaleza rumo a Guarulhos na manhã de quarta. O avião pousou às 12h49, segundo o site de monitoramento de voos Flightradar24.

Em Guarulhos, há duas pistas: a maior, de 3.700 metros, é usada quase sempre para decolagens; a menor, de 3.000 metros, para pousos. O avião pousou na pista usada para decolagens.

O Cenipa irá apurar se houve erro da tripulação e/ou do controle de tráfego aéreo e, se for o caso, emitir recomendações de segurança a respeito. Os investigadores terão acesso, por exemplo, às gravações que mostram a conversa entre a torre e os pilotos.

Cabe ao controle de tráfego aéreo informar aos pilotos a pista em que a aeronave irá pousar e monitorar a aproximação. A pista correta também está configurada no computador de bordo dos aviões. Em Guarulhos, a Infraero é a responsável pelo controle de tráfego.

O que dizem os envolvidos
A Latam informou que a “ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes”. Afirmou ainda seguir “os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”.

Já a Infraero informou ter cedido os dados da ocorrência ao Cenipa. “As ações que cabem ao órgão de controle de tráfego aéreo local para possibilitar a investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas foram adotadas, sendo que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto”, informou a estatal em nota.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp