A forte chuva que atinge o Rio de Janeiro deixou mortos, vias alagadas, imóveis inundados e um rastro de destruição em diversas regiões da capital e cidades da Região Metropolitana, principalmente na Baixada Fluminense. Por conta do temporal, o município da capital está sob estágio de alerta e a previsão é de que mais chuva atinja a cidade ao longo do dia.

Até as 12h30 deste domingo (1°), as principais ocorrências registradas em função do temporal foram:


  • Duas mortes na Zona Oeste – um homem no Tanque e uma idosa na Taquara
  • Alagamentos em diversas vias, com destaque para a Avenida Brasil
  • BRT interrompeu serviço em um dos corredores
  • Trens ficaram inoperantes em dois ramais
  • Em uma hora, Zona Oeste registrou metade da média histórica de chuva para março

Duas mortes foram registradas pelo Corpo de Bombeiros na Zona Oeste da cidade. A primeira ocorreu no Tanque, onde um homem, ainda não identificado, foi retirado sem vida dos escombros de um imóvel que desabou após deslizamento de terra, por volta das 4h25. A corporação ainda não esclareceu detalhes do ocorrido.

Pouco tempo depois, por volta das 5h58, os bombeiros foram chamados na Taquara onde uma mulher foi encontrada morta no cruzamento da Rua Apiacás com a Estrada do Tindiba. Ela foi identificada como Vânia Nunes, de 75 anos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quem acionou a corporação para socorro da idosa informou que ela havia sido vítima de descarga elétrica em meio à enchente, mas a informação ainda não pode ser confirmada pelos os bombeiros. Por isso, a corporação disse que ainda não pode atribuir essa morte diretamente à chuva.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, outro desabamento de imóvel foi registrado em Magé, na Região Metropolitana, deixando duas pessoas feridas. Até as 12h30 não havia detalhes sobre o ocorrido.

Vias interditadas

Até as 11h, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio havia registrado 93 ocorrências em função da chuva, a maioria relacionadas a alagamentos, bolsões d’água e quedas de árvores. No mesmo horário, somente a Estrada de Furnas, no Alto da Boa Vista, permanecia totalmente interditada por causa da queda de árvores.

Na Barra da Tijuca, o mergulhão U e Y foi interditado preventivamente. Mais cedo, ele chegou a ficar alagado, impedindo a circulação de veículos.

A Avenida Brasil, que chegou a ficar totalmente interditada desde a madrugada na altura de Irajá, na Zona Norte, já tinha a pista em direção ao Centro liberada por volta das 11h. Já a pista central estava fechada no sentido Zona Oeste, com desvio para a pista lateral.

Transporte prejudicado

Por conta de bolsões d’água e pontos de alagamento, o BRT interrompeu a operação no corredor Transcarioca. Já nos corredores Transoeste e Transolímpica os ônibus circulam com intervalos irregulares.

As viagens de trens também foram prejudicadas pela chuva. A Supervia interrompeu as operações nos ramais Japeri e Santa Cruz por conta de alagamentos. Os demais ramais operavam com horários irregulares.

Fonte: G1

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp