Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou nesta terça-feira (31) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

De acordo com o documento divulgado na edição desta manhã do Diário Oficial da União, as inscrições serão realizadas de 11 a 22 de maio e a taxa é de R$ 85. O exame será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.

Neste ano, os participantes poderão escolher pela realização da prova de forma física ou digital. Este será o primeiro ano em que o Enem será realizado digitalmente.

O Inep disponibilizou até 100 mil vagas para os alunos que desejarem participar da aplicação da prova nesta nova modalidade. A prova digital será aplicada desta forma nos dias 11 e 18 de outubro apenas em municípios selecionados.

Na Bahia, por exemplo, o Enem digital só será aplicado nas cidades de Salvador e Feira de Santana. As provas terão o mesmo formato para as duas modalidades – com avaliações de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas no primeiro dia; e Ciências da Natureza e Matemática no segundo dia.

A prova será aplicada em locais autorizados pelo Inep, e não será possível fazer a prova em um computador particular. Assim, o participante deverá comparecer ao local de prova determinado para realizar o Exame.

O aluno que optar por se inscrever no Enem digital não poderá se inscrever na edição impressa e, uma vez concluída a inscrição, não poderá alterar a modalidade de aplicação da prova.

Em vídeo publicado em seu perfil oficial nas redes sociais nesta manhã, o ministro da Educação Abraham Weintraub aparece ao lado do presidente do Inep Alexandre Lopes para descartar a possibilidade do exame não ser aplicado em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“Você que está aí, eu sei que o coronavírus atrapalha um pouco. Mas atrapalha todo mundo . Como é uma competição, tá justo! Continue estudando, se preparando”, aconselhou o ministro.

Fonte: BNews