Nesta sexta-feira (5), o jornal Correio Braziliense divulgou que presidente da República, Jair Bolsonaro, mandou atrasar a divulgação do balanço diário de mortos por coronavírus para que as informações não não circulem em telejornais noturnos, como o Jornal Nacional, da TV Globo.

O Ministério da Saúde vinha divulgando os dados diariamente até as 17h e os balanços eram exibidos nos principais telejornais do país. Porém, segundo a publicação, uma fonte do alto escalão do governo disse que Bolsonaro deu a ordem definitiva para que o balanço só seja divulgado às 22h.


Nesta quinta-feira (4), o âncora do ‘Jornal Nacional’, William Bonner, comentou no ar o estranhamento do atraso dos dados, que no caso revelava que o país tinha registrado o recorde de 1.473 mortes por coronavírus em apenas 24 horas.

A estratégia seria criar uma falsa sensação de segurança na população, para que a economia possa ser integralmente retomada independente do grande aumento de mortes por coronavírus no país.

Ainda segundo o Correio Braziliense, o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta teria recebido este mesmo pedido de atraso dos balanços, porém ele teria se recusado a atrasar a divulgação dos números, o que contribuiu para seu choque com Bolsonaro.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp