O governo do Paraná assinou uma parceria com a farmacêutica estatal chinesa Sinopharm para realizar a fase 3 de testes de uma vacina contra o novo coronavírus no estado. Caso o estudo seja autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ele será o 4º a ser realizado no Brasil.

A parceria de cooperação técnica e científica com a China foi firmada na terça-feira (28/7) com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e envolve a testagem e a transferência de tecnologia para a produção do método de imunização. De acordo com o laboratório chinês, as primeiras fases da pesquisa para desenvolvimento da vacina foram bem sucedidas. A Sinopharm acredita que o imunizante pode estar pronto até o fim de 2020.

Os ensaios clínicos devem começar ainda em agosto e a previsão é que durem três meses, sendo realizados em voluntários escolhidos entre profissionais de saúde.

O Paraná também negocia um acordo de cooperação técnica com a Rússia para importar o estudo de validação de um dos métodos de imunização desenvolvidos pelo país.

Testes no Brasil
O cenário epidemiológico do Brasil contribuiu para que o país entrasse na rota de ensaios clínicos de vacinas. Atualmente, estão em testes os métodos de imunização da Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, e o da chinesa Sinovac Biotech, com coordenação do Instituto Butantan, ambos em fase 3.

A farmacêutica Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech também receberam autorização da Anvisa para iniciar a testagem com mil voluntários de São Paulo e da Bahia.

Fonte: Metropoles