O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chorou e deixou uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (1º), após assistir a um vídeo da campanha eleitoral de 2018. No evento em homenagem póstuma ao músico paraibano Pinto do Acordeon, foi exibida uma peça de campanha com música apresentada pelo cantor. As informações são do Metrópoles.

Foto: Reprodução / Twitter / Metropoles

No vídeo, é possível ver imagens de Bolsonaro em várias regiões do Brasil, inclusive em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, onde foi vítima de um atentado à faca. Após a exibição da gravação, Bolsonaro, em lágrimas, discursou e lembrou do episódio em que foi agredido com uma faca.

“Tenho plena consciência da responsabilidade e daquilo que tenho que sacrificar, porque eu quero, assim como o Pinto do Acordeon, ser lembrado e deixar uma história onde se possa dizer: valeu a pena”, concluiu Bolsonaro, e deixou o evento antes do encerramento.

O músico paraibano morreu em julho, aos 72 anos, vítima de câncer. De acordo com um de seus filhos, Pinto estava internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde janeiro, onde faleceu. Francisco Ferreira Lima, conhecido como Pinto do Acordeon nasceu no município de Conceição, no Sertão paraibano.

O músico se tornou popular em apresentações junto com a trupe de Luiz Gonzaga. Durante sua trajetória, o cantor lançou 20 álbuns autorais. Em 2018, durante a campanha eleitoral, o cantor fez uma mensagem musical publicitária para Bolsonaro. A peça foi a mesma exibida durante a cerimônia desta terça.

Em julho de 2019, a obra do cantor se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. Em setembro do mesmo ano, ele foi reconhecido com o título “Mestre das Artes Canhoto da Paraíba”. A homenagem foi oficializada pela Secretaria de Cultura do Estado através de uma publicação no Diário Oficial do Estado.