O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus fez um grave alerta ao governo brasileiro durante um entrevista coletiva nesta sexta-feira (5). Segundo ele, se não houver medida de isolamento, o país não conseguirá reduzir o número de casos, mesmo com a vacina.

O chefe da agência fez questão de alertar que, se o Brasil não levar a crise à sério, estará colocando em risco a região latino-americana e outras partes do mundo. “Isso não é sobre o Brasil. Mas sobre a região e todos os demais”, disse. 

Foto: Paula Fróes/GOV-BA

Para ele, a situação do Brasil é muito preocupante por conta da multiplicação do número de casos nos últimos meses, enquanto o restante do mundo passou por quedas nas taxas. Ele também ressaltou o aumento no número de mortes. 

De acordo com o gestor, só haverá uma interrupção na crise brasileira se as autoridades entenderem que apenas esperar pelas vacinas não adiantará. Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, Tedros insistiu que o país precisa adotar “medidas sociais agressivas”. “Isso será crucial”, afirmou. “Sem fazer algo para impactar a contaminação, não teremos uma queda no número”, insistiu. 

Nesta sexta-feira, os dados da OMS revelam que o Brasil representa 30% de todas as novas infecções no mundo em 24 horas.

Fonte: Bahia Notícias