Criado para unificar os principais documentos do brasileiros em um só, o novo RG começou a valer desde o dia 1º de março deste ano. A atualização do Registro Geral traz informes como CPF, certidão de casamento, de nascimento, carteira de trabalho, CNH, identificação em órgãos do INSS e mais. Tudo em versão física e digital.

O objetivo de desenvolver um novo documento de identificação está em facilitar a vida dos cidadãos. Nesse sentido, a pessoa não precisará se preocupar em andar com o RG, CPF, carteira de motorista, dentre outros documentos separadamente. Além de economizar um espaço na carteira, não existe mais o risco de perdê-los.

Com o novo RG, não preciso mais tirar outros documentos?

Sim. Apesar da possibilidade de unificar diversas informações do cidadão no novo RG, o documento não substitui a emissão de outras formas de identificação do brasileiros, como carteira de trabalho, CNH e CPF.

O intuito é apenas reunir dados oficiais no documento para ajudar na identificação do brasileiro, sem que ele precise substituir os demais, que contam com finalidades específicas.

Como emitir o novo RG?

Para emitir o novo documento é necessário ter realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Neste caso, a nova carteira poderá ser solicitada por pessoas que possuem as impressões digitais na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

O procedimento pode ser feito em unidades do Poupatempo ou via aplicativo Gov.br. Para isso, basta instalar a plataforma no celular e preencher um pré-cadastro com o CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone e senha.

Após o procedimento, basta encerrar a solicitação em um ponto de atendimento, seja físico ou virtual. Ao final do processo, as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal.

Mas, afinal, quanto tempo tenho para fazer o novo RG?

Por enquanto, não existe um prazo de unificação do RG para todo o território nacional. No momento, algumas unidades federativas ainda nem oferecem a opção de renovação do RG no novo modelo. O prazo limite dado pelo governo para que os órgãos atualizem seus sistemas vai até 6 de março de 2023.

Fonte: Edital Concursos Brasil