A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, anunciou hoje um projeto para avaliar um investimento na produção de polipropileno (PP) de base biológica carbono negativo nos EUA. O projeto utilizaria a tecnologia comprovada e de propriedade da Braskem para converter o bioetanol em polipropileno de base biológica fisicamente segregado. A Braskem está explorando oportunidades de parceria para esse projeto com diversos clientes, brand owners e fornecedores.

Mark Nikolich, CEO da Braskem América, comentou: “Com base em nossa tecnologia central e liderança de mercado, estamos avaliando ativamente um projeto para produzir em escala industrial o primeiro polipropileno de base biológica do mundo para apoiar nossos ambiciosos objetivos de sustentabilidade e oferecer soluções tangíveis aos nossos clientes. Como líder consagrado na inovação e produção de materiais de base biológica, vimos crescer significativamente a demanda por materiais de base biológica da Braskem desde o lançamento do nosso produto inicial. Esse novo projeto nos EUA não só atenderia a um mercado crescente de soluções sustentáveis, mas também reduziria a dependência da Braskem de matéria-prima fóssil. Expandir nosso portfólio para incluir PP de base biológica apoia a meta da Braskem de incluir no mercado 1 milhão de toneladas de biopolímeros até 2030 e de tornar-se neutra em emissão de carbono até 2050.”

Os EUA abrigam a maior produção do setor de etanol do mundo e dispõe de ampla tecnologia, infraestrutura e disponibilidade de suprimentos para um projeto na cadeia de valor dos polímeros. O PP de base biológica da Braskem seria uma solução drop-in que possui as mesmas propriedades técnicas e de reciclagem encontradas hoje no portfólio atual de PP da Braskem, com o benefício adicional de uma pegada de carbono negativa. Como o maior produtor de PP das Américas e utilizando sua tecnologia comprovada em escala industrial, o PP de base biológica da Braskem seria a primeira solução desse tipo a abordar a transição de brand owners e OEMs para um futuro mais sustentável.

A ambição da Braskem é estar entre os líderes globais na redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e ser um participante fundamental na captura de carbono por meio da produção de materiais com matérias-primas renováveis e de base biológica. Até 2030, a empresa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 em 15%, além de se tornar neutra na emissão de carbono até 2050. Para saber mais, acesse https://www.braskem.com/usa/macroobjectives.  

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Sobre a plataforma Braskem 360° 

Plataforma virtual e interativa desenvolvida para reforçar a identidade da companhia e inovar na forma de comunicar seus projetos, investimentos, produtos e ações ligadas à economia circular e trazer novas experiências do mundo real para o digital. Surgiu como uma proposta de continuação da Braskem Week, primeira feira virtual proprietária que aconteceu em 2021, e disponibiliza acesso gratuito a conteúdos nos mais diversos segmentos, projetos e eventos promovidos pela Braskem. 

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp