Está circulando na internet uma informação que aponta que uma moça chamada Fernanda da Silva Lisboa perdeu a carteira com documentos e R$ 1.150 e que está sendo procurada para que receba a carteira novamente. Leia a mensagem que circula online (ocultamos o número para que não sejam enviadas mensagens a ele):
Vamos ajudar ,essa mulher amigos o marido dela achou no taxi . Galera me ajudem compartilhar até chegar nessa moça. Meu esposo é taxista achou essa carteira com 1.150 no carro, e com documentos. FERNANDA DA SILVA LISBOA 19/05/2020 Entrega somente para a dona. (Telefone).
Taxista procura Fernanda da Silva Lisboa, que perdeu documentos e R$1.150?
A mensagem circula na internet e chamou muita atenção. Por isso mesmo, estamos aqui para dizer que, de fato, a Fernanda da Silva Lisboa perdeu a carteira, documentos e dinheiro. Porém, isso foi em 2020 e não é preciso compartilhar a mensagem.
Por meio da própria imagem, que mostra o RG de Fernanda, descobrimos que o documento é do Amapá. A partir daí, bastaram algumas buscas para descobrir de onde surgiu o pedido original. A publicação foi feita por essa mulher. Detalhe: não demorou muito para ela anunciar que a Fernanda havia sido encontrada e publicou uma foto da mulher com os documentos. Leia o que ela escreveu no Facebook:
Com tanta repercussão no Brasil, agradecemos a todos q nos parabenizaram. Somos de MACAPÁ-AP Entrega feita! Obrigada pelos compartilhamentos. A moça já foi encontrada e já foi feita a entrega d sua carteira! Esta aí a foto do momento da etrega! Tivemos q tirar a foto dos documentos e dinheiro pq tinha gente agindo d má fé e usando a foto.
Note que a própria mulher, que teve uma ação louvável, alertou que havia gente “agindo de má-fé” em relação aos documentos. Foi esse o motivo de estarmos fazendo o desmentido: mesmo com o “caso encerrado” ainda há pessoas (inclusive de outros estados) publicando a imagem com os documentos de Fernanda e pedindo o contato.
Resumindo: não precisa mais postar as fotos com os documentos de Fernanda da Silva Lisboa. Apesar de ela ter, de fato, perdido a carteira, o problema já está resolvido e qualquer compartilhamento a partir de agora vai atrapalhar mais do que ajudar.
Fonte: https://www.boatos.org/