Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser algo bem difícil para alguns brasileiros, especialmente aqueles de baixa renda. Para ampliar o acesso da população a esse documento tão desejado, vários estados do país oferecem gratuidade nos custos com o processo.

Os projetos são iniciativas individuais dos estados, por isso, não existe uma data específica para abertura dos prazos de inscrição. Em outubro, a oportunidade de tirar a CNH de graça será aberta para 25 mil cidadãos no estado do Ceará.


O anúncio foi realizado pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante transmissão ao vivo na semana passada. “Prepare a documentação porque vamos abrir vagas, pelo Detran, agora em outubro, com 25 mil vagas no total”, disse o petista.

Como tirar a CNH de graça

O governo do Ceará ainda não divulgou informações a respeito do prazo de inscrições, requisitos e outros detalhes para concorrer a essas vagas. No entanto, é possível ter uma ideia de quais serão as exigências levando em conta os editais das edições dos últimos anos.

A iniciativa criada em 2009 tem como objetivo atender a população com baixo poder aquisitivo de todos os 184 municípios cearenses com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita nas categorias A (moto) e B (carro). Para os habilitados na categoria A, o governo também oferece um capacete.

Nas últimas edições do programa, os interessados precisam apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço para se inscrever. Em casos específicos, também foram solicitados a declaração do CRAS para beneficiários do Bolsa Família, um documento Médico com Código CID para pessoas com deficiência física e a declaração da Secretaria de Segurança Pública para ex-reclusos.

Para acompanhar a abertura das novas vagas e se informar sobre o programa CNH Popular, acesse o site do Detran-CE e acompanhe as próximas publicações no nosso portal.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag