BRASIL

Cenipa obtém dados e áudios completos das caixas-pretas; CONFIRA 🔊

O chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Marcelo Moreno, anunciou neste domingo, 11 de agosto, que a equipe de investigação conseguiu recuperar completamente os dados e áudios das caixas-pretas da aeronave que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira, 9 de agosto. O trágico acidente resultou na perda de todas as 62 vidas a bordo.

De acordo com o brigadeiro Moreno, não houve em nenhum momento uma declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo, reforçando uma informação já destacada durante a coletiva de imprensa realizada no sábado, 10 de agosto, no local da tragédia.

O brigadeiro destacou o sucesso da operação conduzida pelo Cenipa, afirmando que a equipe obteve “100% de sucesso” na extração das informações contidas nas caixas-pretas. Esses dispositivos registraram tanto as gravações de voz quanto os dados técnicos referentes aos momentos que antecederam a queda da aeronave.

Entretanto, o processo de análise ainda está em andamento, como enfatizou Moreno: “Isso não quer dizer que o trabalho de extração de dados de gravadores de voo está terminado”, ressaltou. Essa declaração sublinha a complexidade da investigação em curso e a necessidade de uma análise detalhada dos elementos coletados.

Na sequência, a investigação avançará com a segregação dos motores da aeronave. Esses componentes serão submetidos a uma análise minuciosa para determinar se estavam operando com potência no momento do impacto. As peças serão enviadas para o 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em São Paulo, com sede no Campo de Marte.

O brigadeiro Marcelo Moreno também informou que o Cenipa está planejando a divulgação de um relatório preliminar com os dados já coletados até o momento. Esse documento será apresentado em uma coletiva de imprensa e fornecerá um panorama inicial das investigações sobre o acidente, incluindo as informações cruciais obtidas até agora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo