O prefeito reeleito de Santa Quitéria (CE), José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB),foi preso, na última quarta-feira (1), suspeito de ter dado um carro de luxo ao Comando Vermelho (CV) fruto de um acordo para coagir eleitores que fizessem campanha contra o rival na cidade em 2024.
O veículo Eclipse de cor branca foi levado da cidade cearense por servidores de cargos comissionados para o Rio de Janeiro e entregue a um líder da facção identificado como Anastácio Paiva.
Segundo o portal Uol, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará decretou a prisão do prefeito pela Polícia Federal (PF), determinou o afastamento do cargo e ordenou busca e apreensão na casa dele. O vice-prefeito foi afastado do cargo, mas não foi preso. A operação da PF teve outros sete mandados de prisão. Uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação da chapa por suspeitas de crimes eleitorais.
O filho de Braguinha, o vereador Joel Madeira Barroso (PSB), que foi eleito presidente da Câmara, na última quarta-feira (1), assumiu o cargo de forma interina. A defesa de Braguinha, em nota enviada à TV Globo, diise que o prefeito “foi notificado e não há decisão judicial sobre o caso” e que “qualquer afirmação sem o devido esclarecimento do processo legal é precipitada e não condiz com a verdade”.
Fonte: Bnews