Os complexos do Alemão e da Penha, ambos no Rio de Janeiro, foram palco de uma intensa operação na manhã desta quarta-feira (15). Forças de segurança entraram nas comunidades para tentar prender 14 integrantes do Comando Vermelho, responsáveis pelo setor financeiro da facção criminosa. Até o momento, seis deles foram capturados.
Moradores dos dois locais registraram intensos tiroteios nas regiões. Criminosos chegaram a jogar óleo no asfalto para impedir o avanço de blindados da polícia. Um Caveirão derrapou em uma ladeira e quase atropelou um morador, chegando a atingir três carros e uma moto.
A Operação Torniquete mira o núcleo financeiro da organização criminosa. Os alvos são familiares e operadores da “Caixinha do CV” que, segundo as investigações, movimentou milhões de reais oriundos de crimes como roubo e furto de veículos e de cargas e extorsão, além da disputa por territórios.
Segundo o Ministério Público, a Caixinha funciona por meio de taxas cobradas mensalmente de líderes de pontos de venda de drogas em comunidades dominadas pela facção. Em troca, os donos das “bocas de fumo” têm acesso a fornecedores de entorpecentes, suporte logístico e apoio bélico.
O principal alvo da operação é Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, conhecido como Doca ou Urso. Ele foi responsável por condenar à morte bandidos que executaram por engano três médicos na orla da Barra da Tijuca, além de ter tentado sequestrar um piloto de helicóptero da polícia para resgatar presos.
Fonte: Bnews