A fabricante ingressou no país no ano de 1953, quando os primeiros modelos de Fuscas foram produzidos a partir de peças trazidas da Alemanha. Com o sucesso, a marca construiu, na cidade paulista de São Bernardo do Campo, a primeira fábrica fora da Alemanha. Segundo as informações da montadora, hoje a Volkswagen do Brasil conta com, mais de 530 concessionárias, 4 fábricas e já produziu mais de 23 milhões de veículos. Ao longo dos anos, a Volkswagen desenvolveu inúmeros modelos que lhe concedeu o topo em vendas, como: o Fusca, a Kombi, Golf, Gol, Jetta, Santana, Passat, Corrado, Caddy, Sharan, Fox e tantos outros atuais que prosseguem a marca entre a que mais vende. O Brasil foi o mercado em que a Volkswagen mais cresceu em 2019. De acordo com balanceamento global em vendas divulgado pela própria montadora, o país registrou alta de 21% de janeiro a junho, acumulando 176,5 mil veículos comercializados.

Fonte: Volkswagen / Divulgação

Fusca


Fabricado no ano de 1953, em solo brasileiro pela Brasmotor, a Volkswagen se estabeleceu no país na cidade paulista de São Bernardo do Campo e assumiu a montagem do então modelo. Em novembro do ano de 1957 estavam prontas as instalações do modelo, mas somente no ano de 1974 foi seu ano de sucesso. No Brasil nunca se vendeu um veículo, foram vendidas mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca tornou-se um ícone nacional. Atualmente o modelo não é mais fabricado, mas as unidades que encontram-se conservadas ou passaram por restauração ainda são disputadas dentre os colecionadores, milhares continuam sendo utilizados tanto como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, pois é considerado um automóvel robusto. O Fusca foi o carro mais vendido durante 25 anos consecutivos, marca que só foi superada apenas em 2011, por outro modelo da Volkswagen no qual falaremos a seguir.

Gol

O tradicional hatch compacto da Volkswagen perdeu forças nos últimos anos e chegou ao final de sua vida. Independente disso, liderou no ranking por 3 anos consecutivos (2010 à 2013), justamente os melhores anos do mercado brasileiro, e só não esteve entre os mais vendidos do país em 2016. Mesmo possuindo versões atuais, o conhecido “Gol bola” está no ranking de carros usados mais vendidos,sendo um grande destaque nas buscas por carros à venda em Feira de Santana.

Volkswagen Fox

O hatch da Volkswagen sobreviveu bem durantes seus últimos dez anos e vai chegando ao final de sua vida. Uma de suas versões que fizeram sucesso devido ao seu visual aventureiro foi o modelo CrossFox, além de ser a queridinha dentre os clientes e ajudou a impulsionar suas vendas da marca. Também está no ranking de carros usados mais vendidos atualmente.

Santana

Para muitos, o nome Santana desperta lembranças de uma época em que o modelo fazia sucesso e era um dos mais vendidos pela VW. Para a fabricante alemã, esse veículo é um campeão até os dias de hoje, pois ele ainda é procurado e vendido em concessionárias de veículos usados. Prova disso é que ele foi o carro mais vendido da VW em 2019, superando até mesmo modelos conhecidos como Gol e Volkswagen Up. Atualmente é encontrado em sua terceira geração, apenas uma à frente da geração que saiu de linha no Brasil no início dos anos 2000, mas na China o Santana é um dos carros mais vendidos da até os dias de hoje. Atualmente o Santana possui o valor equivalente ao do Voyage, enquanto ao porte chega próximo ao modelo Virtus. Falando no Virtus, a Volkswagen divulgou as vendas do sedã somadas ao hatch globalmente e a diferença é que o Virtus é vendido somente na América Latina, com destaque para o Brasil onde é vice-líder nessa categoria.

Polo

O Polo hatch foi, sem dúvidas, um dos marcos na história da Volkswagen no Brasil. Chegando no mercado automotivo brasileiro no ano de 2002, o modelo foi o primeiro hatch compacto “premium”, sendo a primeira geração do Polo hatch era, na verdade, a quarta geração do compacto a nível global. Esta geração chegou no país com um atraso de somente seis meses em relação ao modelo lançado na Europa, com direito a produção na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Vale ressaltar, que o Polo já era comercializado anteriormente no Brasil, mas somente na versão Sedan, o conhecido Polo Classic no qual era importado da Argentina.

O mercado de carros usados não possui motivos para reclamar. Por exemplo, em 2019, o segmento cresceu 2,5% em relação à 2018 de acordo com a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores. Pode parecer uma evolução insignificante, isso representa o 8º ano consecutivo de crescimento no mercado de seminovos. Totalizando quase 15 milhões de seminovos vendidos em 2019. E sabe quais foram o modelo mais vendido? Confira a lista com os três automóveis usados mais comercializados e mais procurados na Tabela Fipe:

  • Fox: Lançado em 2002 e pioneiro do segmento de hatches altinhos, seguido pelo Chevrolet Agile e Renault Sandero. Também foi um meio para a Volkswagen usar uma versão simples à partir da sofisticada plataforma do modelo Polo, lançado no ano anterior. A estratégia da fabricante deu tão certo que o Fox vendeu bem por anos e continua vendendo entre os usados.
  • Gol: O Gol foi o carro usado mais vendido do Brasil em 2019. E isso se justifica devido aos 28 anos em que foi o líder do país em vendas, o que o tornou um compacto emblemático da Volkswagen. O modelo ainda possui muita oferta, muita procura e pouca desvalorização no setor dos usados. Junto a isso, possui robustez, um baixo custo benefício e manutenção, suas versões e motores que acompanham o veículo desde 1980.
  • Saveiro: Lançada em 1980 e baseada no Gol, a Saveiro completou a família de queridinhos da Volkswagen para competir com Pampa da Ford e a Fiorino da Fiat no mercado de utilitários mais leves. Mesmo com as variedades de picapes de médio e grande porte, a Saveiro ainda é uma das queridinhas dos consumidores devido a sua robustez e confortabilidade, por isso entra para a lista de carros usados mais procurados.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp