A Associação dos Estudantes Ipiraenses – AEIPI está convocando pais de alunos e a população para um ato público que será realizado neste sábado (23), a partir das 14h, na Praça Roberto Cintra, contra o prefeito de Ipirá Marcelo Brandão (DEM), pela quebra de compromisso do prefeito com relação a reforma da casa dos estudantes, um patrimônio do município, localizado da Rua Futuro do Tororó, no Bairro do Tororó, região central de Salvador (BA).

Em nota enviada à redação do Caboronga Notícias, a AEIPI disse o seguinte:

Depois de muita luta e depois do grande apoio dado pelo povo ipiraense, conseguimos nos mudar para uma nova residência que foi alugada pela prefeitura. Dessa luta não saiu somente o aluguel, saiu também a promessa (inclusive com um termo de compromisso assinado pelo prefeito em conjunto com dois vereadores) de que a nossa antiga residência seria completamente reformada e que seria entregue após o período de 1 ano, inclusive com direito a festa, segundo o prefeito. A reforma, vale ressaltar, era a nossa pauta principal. Mudamos para uma casa alugada não só por questão de segurança, por nossas vidas, mas também para que a reforma acontecesse. E tudo parecia certo para que começasse a reforma. O prefeito já dava até a data: 12 de setembro.

O senhor prefeito, porém, em um gesto no mínimo infantil, resolve parar o andamento da reforma, depois da casa dos estudantes aparecer no 7 de setembro e fazer o que sempre fez: cobrar do poder público uma solução para os problemas da cidade.

No fundo, o que o prefeito está fazendo é uma retaliação contra a AEIPI, um silenciamento contra as ações que a AEIPI promoveu, promove e sempre promoverá na cidade. A AEIPI nunca terá rabo preso com ninguém. Não é seu papel elogiar cegamente o poder público, qualquer que seja o lado que estiver no poder. Enquanto a cidade tiver problemas, estaremos aqui para apontá-los. Esperamos que o poder público tenha o mínimo de respeito com a história da AEIPI e que saiba dialogar com transparência e responsabilidade conosco, como um diálogo de instituição para instituição deve ser.

Por conta disso, estamos convocando uma conversa com todos os pais, mães, e/ou responsáveis pelos atuais residentes da AEIPI, ex-sócios e simpatizantes para expormos o problema e juntos pensarmos em soluções e medidas para a situação.

Os membros da diretoria da AEIPI, passaram toda a semana passada no Centro Administrativo, tentando sem sucesso uma audiência com o prefeito Marcelo. Após as tentativas frustradas, os estudantes lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, na tentativa de conseguirem sensibilizar os edis com a situação que vem tirando o sono dos estudantes em Salvador.

Os vereadores se comprometeram a buscar uma solução do impasse junto ao prefeito municipal. Ao que parece, as negociações não avançaram e os estudantes resolveram voltar à rua.

Caboronga Notícias